CIGARRO

1/27/2025

Os motivos para começar o hábito de fumar são vários, como: curiosidade, influencia de amigos, válvula de escape para situações estressantes.

Mas após você se expor ao cigarro por algumas vezes, mesmo que você não queira mais, mesmo que voce reconheça o risco de doenças pulmonares, cardiovasculares e canceres, você mantém o hábito. Isso acontece porque a nicotina age aumentando os níveis de dopamina no nosso cérebro, substancia conhecida pela sensação de prazer e bem-estar. Mas isso não acontece de graça, a nicotina desregula nosso sistema de recompensa, e quando você tenta tirar ela de jogo, vem os sintomas da abstinência (estresse, ansiedade, agitação, insônia, tremores)

Por isso que nem sempre, você para de fumar quando quer.

Existe a tentativa => abstinência => recaida => frustação => desistência. Mas a sua batalha contra com o cigarro pode ser diferente. É preciso quantificar seu grau de dependência, entender o contexto social envolvido, então estabelecer uma abordagem, comportamental com ou sem medicações. Nessa jornada haverá altos e baixo, o importante é você não precisa estar sozinho