Avaliação pré-operatória

3/17/20241 min read

  1. O QUE É A AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA ?

    Toda e qualquer cirurgia, por menor que seja, apresenta algum risco de complicação cardiovascular durante o procedimento. A avaliação pré-operatória tem justamento o objetivo de identificar essas complicações, que inclui infarto do coração, arritmias ou qualquer outra alteração cardíaca. Na consulta leva-se em consideraçao informações como idade, doenças já existentes, medicações em uso, capacidade funcional (capacidade do paciente realizar atividade como caminhada, subir 1-2 lances de escada...), exames complementares (conforme necessidade), bem como o porte da cirurgia. Além de identificar o risco cardiovascular, também serão realizadas sugestões para minimizar o risco e tornar a sua cirurgia mais segura.

  2. QUEM PRECISA REALIZAR A AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA ?

    Em geral, quem solicita a avaliação pré-operatória é o cirurgião que indicou o procedimento. Não são todas as pessoas ou cirurgias que necessitam da avaliação, mas normalmente paciente acima de 40 anos, com alguma doença conhecida ou com sintoma ainda sem esclarecimento, devem realizar essa avaliação. 

  1. RECADO IMPORTANTE

    Se foi solicitado uma avaliação dessa para você, é importante que você não marque sua consulta de véspera, pois se houver necessidade de ajuste de medicações ou solicitação de exames complementares, você terá tempo suficiente sem perder o seu prazo da cirurgia.

         Escrito por: Dra Danielle Borborema Tolentino / Cardiologista/CRM-MT 15346/ RQE 7518